Sexta-feira, 12 de dezembro de 2014
Última Modificação: 16/03/2017 10:01:23 | Visualizada 400 vezes
Ouvir matéria
FONTE: Jornal O Regional
Em clima de festa, conquista e sob forte emoção a sede nova do Legislativo Municipal de Ourizona foi inaugurada em sessão solene na sexta-feira, dia 12. Uma casa de Leis, pensada principalmente para favorecer o processo Legislativo e permitir um melhor acesso do cidadão ourizonense, e ao mesmo tempo oferecer maior infra estrutura aos senhores vereadores e funcionários da casa.
O prédio de 350 m2, com plenário para 50 pessoas sentadas confortavelmente, tem acesso para idosos e portadores de necessidades especiais e todas as outras dependências, sala de reuniões, além de um terreno livre aos fundos, para futuras ampliações.
Idealizador da construção da sede nova do Legislativo o Prefeito Janilson foi parabenizado pelos vereadores e convidados. Ele se emocionou ao elencar os motivos que o fizeram convencer os vereadores a abrir mão da estrutura onde estavam (ao lado do Paço Municipal) para custear a obra que custou aproximados R$ 400 mil reais.
Disse que o fato do Legislativo merecer uma sede nova foi fundamental, junto com o desejo pessoal de realizar um sonho do pai, Antonio Benedito Donassan (NICÃO). O Prefeito se emocionou ao falar sobre o prédio e a família, superado pela presença de sua mãe Maria Inêz, a que o auxiliou no descerramento da placa inaugural. “É muito gratificante e emocionante esse dia de hoje para mim, para minha mãe e irmãos, minha família, e eu quero agradecer aos vereadores Claudio Bispo e Amarildo, pela indicação que fizeram, emprestando o nome do meu falecido pai para esta casa de leis, e agradecendo vocês eu agradeço a todos os edis, que por unanimidade aprovaram a indicação.
Saibam que em nome da minha família, agradeço a todos vocês vereadores, ao meu vice prefeito Osmar Volpato, ao nosso grande colaborador Miro Falkemback engenheiro civil, coordenador regional do PARANACIDADE, representando aqui, o governador Beto Richa. Essa obra é financiada através do SEDU/PARANACIDADE, através do governo do estado, mas que nos permite a longo prazo quitarmos a dívida, pois isso tem ajudado muitos municípios do Paraná a concretizar sonhos que talvez seriam impossíveis de realizar senão fosse esse financiamento fornecidos a nós, através da SEDU/PARANACIDADE”.
O presidente do Legislativo Municipal, Claudio Bispo Elvira relembrou todas as etapas da construção do prédio. “Queria destacar o apoio de todos os colegas vereadores que entenderam a necessidade da construção da nossa sede própria, do prefeito Janilson que cedeu o terreno e colocou o corpo técnico da prefeitura para a o planejamento do projeto e de todo corpo administrativo da Câmara Municipal. Hoje, inauguramos com muita alegria a nova sede da Câmara Municipal, que em nosso mandato, juntamente com Janilson, o governo Beto Richa, conseguimos buscar recursos para essa nova sede do Legislativo.
Deixo registrado aqui, meus agradecimentos ao prefeito Janilson e seu Vice Osmar Volpato, aos demais vereadores, e aos ex-vereadores, dedico esta homenagem a todo trabalho prestado à cidade de Ourizona por estes homens que nunca mediram esforços para o bem de nossa comunidade, por fim, como presidente, em nome dos vereadores, pois aqui discutimos, aprovamos projetos de leis, e demais regras que visam sempre o bem de toda comunidade, agradeço a ilustre presença do representante do governador do estado, o engenheiro civil Miro Falkembach e coloco a disposição de todos vocês essa Casa de Leis, que a partir de agora, começa a trabalhar nessa nova sede”
O ex-vereador Manoel Amado Neto (Mané Loco) um dos mais queridos políticos da cidade, eleito em cinco mandatos, sendo Presidente em três mandatos desta casa, representou todos os ex-vereadores na cerimônia. Mané Loco, nominou alguns colegas vereadores anteriores a sua época (hoje de cabelos brancos), vereadores que lhe deram aprendizado, eles que compõem parte desta história dentro deste parlamento, adversários ou não, mas companheiros de Câmara, disse: “Por gentileza fiquem de pé; muitos jovens de hoje não os conhecem.
Dentro desta casa aprendi muito com estes colegas pioneiros. Vocês nos deixaram como princípio que não se pode fazer o poder isoladamente, este legado deixado pelos senhores hoje de “cabelos brancos” foram história e nessa história não pode deixar de lembrar de pessoas que deixaram um aprendizado histórico para Ourizona. A sonhada e encantada Câmara Municipal, que todos nós sonhamos em construir um dia, agora é real. Que a suntuosidade dessa casa esteja a altura e responsabilidade dos parlamentares que obviamente vão trabalhar em prol ao benefício dos Ourizonenses”.
E ao atual Presidente Claudio Bispo, Mané Loco disse: “Estou muito feliz por ter se lembrado de mim, por ter me convidado para compor esta festa de inauguração desta Casa de Leis, na qual permaneci por vinte anos trabalhando, sempre procurando fazer o melhor por nosso município. Me sinto honrado por ter sido escolhido para falar em nome de nossos colegas ex-vereadores, e é em nome deles, quero deixar nossos agradecimentos pela lembrança de nosso trabalho que foi passado por aqui, escrevendo a história do município, e que essa Casa possa abrigar sempre, homens de bem que queiram de verdade o melhor pra toda comunidade e o trabalho voltado para o progresso de todos que vivem e amam esse lugar, muito obrigado”.
A nova sede do Legislativo Municipal de Ourizona, está edificada na esquina da Avenida Bela Vista com a Rua Vereador Wilson Jorge. Portanto a nova sede, continua na mesma avenida, só dando lugar para que o Executivo possa acomodar toda a estrutura num único prédio, onde em alguns setores trabalham distante, por não terem espaço físico e agora sim o Executivo e Legislativo com prédios distintos e próprios.
Durante a cerimônia, também foi lembrada a galeria de ex-presidentes da Câmara Municipal, um resgate da memória e da história do Legislativo e da cidade. Nela figuram nomes que se tornaram referência na política regional.
O Engenheiro Civil Miro Falkemback Chefe do Escritório Regional do PARANACIDADE,em Maringá, neste ato representando o Governado do Estado, disse da honra que é participar nessa inauguração, pois é mais uma obra que o governo do estado entrega a população do Paraná. “Muitas pessoas talvez vissem essa obra de uma maneira da qual não fosse tão necessária como uma creche, uma escola ou talvez até um posto de saúde, mas nós entendemos diferente, entendemos que essa obra é tão necessária, tão importante porque é daqui que sai os projetos, é daqui que a população deve estar presente, participando, sugerindo, pois é aqui que os embates devem acontecer, para que a cidade busque o seu desenvolvimento, o seu progresso e seus interesses. Para nós é um orgulho, estar aqui na entrega desta obra, junto com vocês vereadores e ex-vereadores, prefeito e vice, e a população presente que vem prestigiar mais uma conquista de Ourizona que vem de encontro com o progresso de todo município. Transmito a todos vocês o abraço fraterno do Secretário João Carlos Ortega, o carinho e respeito do governador Beto Richa, desejando a vocês um grande natal de paz, e um 2015 bem melhor que 2014”.
Padre Giovane José da Silva da Paróquia Nossa Senhora Divina Pastora
“É um prazer estar aqui nesta noite para abençoar essa Casa de Leis, e junto com vocês pedimos a Benção de Deus sobre essa nova sede da Câmara Municipal, um local que daqui partem as leis, um local aonde aqueles que o povo escolheu nos representam, por isso me dirijo a vocês, senhores e senhoras vereadores, não tenham medo de governar para o bem do próximo, para o bem comum, porque é para isso que todos nós que somos cristãos, somos convidados a fazer, não a lei pela lei, mas a lei que governa pelo bem de todos, principalmente para aqueles que são menos favorecidos pela sorte, por todos aqueles que os elegeram vendo em vocês a esperança de um lugar melhor”.
Pastor Laércio Aparecido Carvalho da Assembléia de Deus
“Todas as coisas provêm de Deus, e é Ele quem realiza tudo na nossa vida, somos meramente coadjuvantes daquilo que Deus faz”, disse o pastor. “E entendendo isso, que esta é uma conquista abençoada na nossa cidade; elevamos nossos pensamentos e nosso coração com gratidão e pedimos ao nosso Pai, que abençoe este lugar, assim também, como todas as pessoas que irão trabalhar nessa casa”.
PERFIL - Antônio Benedito Donasan
Antônio Benedito Donasan, o “Nicão” filho de Angelina Petriconi e Américo Donassan, nascido no Distrito de Warta, município de Londrina no dia 25/5/1940. Ali permanecendo até o ano de 1951 quando seus pais transferiram residência para o então Distrito de Ourizona, pertencente ao município de Mandaguarí. Em Ourizona trabalhou juntamente com seus pais na propriedade rural da família localizada na Gleba Condor, fundos do Cemitério Municipal. Iniciou estudos na Escola Estadual Rocha Pombo onde concluiu o ensino fundamental. Com 14 anos de idade iniciou suas atividades laborais em uma selaria e sapataria no então Distrito de São Jorge do Ivaí. Ali permanecendo até o ano de 1960 quando foi servir o Exército em Brasília - sendo guarda de honra no Palácio Alvorada até meados de 1961. Retornando a Ourizona com 21 anos de idade volta a trabalhar com seus pais e no ano de 1963 adquiriu o Bar Esporte em sociedade com Jair Leal Nogueira. Jogador de futebol NICÃO defendeu as cores do Esporte Clube Ourizona, como zagueiro. Em 26.12.1963, casou-se em Maria Inêz Biondo com a qual teve 3 filhos Janilson Marcos, Jailton Marcio e Jamilton Mario, dos quais lhes deram 8 netos. Um dos orgulhos do NICÃO era saber que o filho mais velho, Janilson Marcos foi vereador e galgando no futuro a cadeira do Executivo Municipal título máximo em um município nas proporções de Ourizona. No ano de 1965 elegeu-se vereador no ano de 1969 foi eleito Presidente da casa tomando posse no dia 01-02-1969. Vendeu o Bar Esporte e foi trabalhar com o comerciante Francisco de Mattos Marques, na CASA LISBOA - Armazém de secos e molhados. Anos mais tarde, deixa a Comercial Lisboa, sendo contratado pela Codensor - Companhia Desenvolvimento de Ourizona, setor de distribuição D′Água potável para a cidade. Com a transferência da Codensor no ano de 1982 para a Sanepar - Companhia de Saneamento do Paraná, foi contratado pela Prefeitura de Ourizona exercendo o cargo de fiscal de tributação até o ano de 1987 quando foi transferido para Câmara Municipal de Ourizona exercendo cargo de secretário-geral permanecendo no cargo até sua aposentadoria por tempo de serviço. Antônio Benedito Donasan, o Nicão foi um cidadão que deu sua contribuição para o desenvolvimento de Ourizona, primando sempre pelo trabalho honradez, honestidade, discernimento e competência nas funções à ele delegadas. Na presidência da Câmara teve o privilégio de aprovar projetos de relevância para o município, inclusive com a criação da Biblioteca Municipal, Delegacia de Polícia, Posto de Saúde, o prédio geminado do Executivo e Legislativo todos inaugurados no ano de 1969. Faleceu no dia o8 de julho de 2010, deixando um legado de grande valia para os Ourizonenses e muitas saudades, pois foi cidadão de fácil convivência sempre respeitando as opiniões e direitos dos amigos.